Uma Coach de Carreira e os Imprevistos do Mundo Online

BLOG 2 CARRO

O Incio do “Game Meu Plano Perfeito”!

 

Bom, em meio aos meus delírios megalômanos de quem pode tudo sem dedicação, resolvi ser uma profissional decente e criei o meu esquema estratégico no estilo passo a passo. Elegi como primeira fase do Game Meu Plano Perfeito, começar por entender a blogosfera. Me assumi uma analfablog e fui pesquisar meu novo cenário.

 

Resultados Imaginados:

1.      Os profissionais “seríssimos” me trarão um olhar diferenciado e estruturado ao meu estilo profissional mais “autônomo e artístico”.

2.      Aprenderei com profissionais de carreira focados na cultura de compartilhamento da rede.

3.   Viverei muitas experiências com infinito numero de profissionais de carreira da economia tradicional, altamente inovadores, motivados e generosos. Quase uma comunidade hippie online.

 

As primeiras verdades

Comecei pesquisando profissionais de peso e credibilidade do mercado de carreira (Ok… Posso ter errado na seleção). E o que descobri? Que eles fazem muitos vídeos autopromocionais gigantescos (muitos ainda dividem em episódios. Ui!), prometendo me lançar em um mundo de sucesso faraônico online. Fiquei lá igual uma banana à espera da salvação prometida. O que recebi no final?! NADA. Pois é… Vídeos de 15min à 30min de puro marketing pessoal mequetrefe. Mas sou mulher de metas claras! E não me deixei abater por esse povo que quer criar um séquito para o seu “estilo pessoal sério e profissional de se vender”.

A Verdade é que no fundo pensei “Não, eu não vou suportar… Será que terei que fazer ações desse tipo para ter respeito e credibilidade no mundo online?! Ah não…”.

 

As vantagens ser Coach de profissionais criativos

A grande sorte que sempre tive/tenho de trabalhar com profissionais criativos de vários setores da Economia Criativa, me fez lembrar pessoas que trabalham com moda. Então mudei o foco dos “seríssimos” profissionais para as joviais blogueiras de moda. Minha sorte mudou! Meninas de 18 anos, generosas e que já se criaram no universo da blogofera. Elas acreditam e investem na cultura do compartilhamento de conhecimento. O foco não está em validar apenas o dinheiro como balizador do sucesso, mas em ver o valor e o prazer de serem referencias e de “cuidarem” de quem as busca e/ou acredita nelas. Com linguagem simples e direta me deram informações de ouro (pelo menos pra mim foram de OURO), já que sou uma completa ignorante na área em que elas cresceram e se desenvolveram.

 

Resultado final:

1.      Sei as diferenças práticas entre Blogger (Mais despretensioso e acessível$$) e WordPress (com mais recursos pra crescimento, mas com mais exigências de $$)

2.      Sei postar fotos.

3.      Sei o roteiro inicial para desenvolver um blog por curto, médio e longo prazo:

– Escolher um tema que se ame falar: para que tudo te inspire e nunca falte assunto.

– Ser o mais pessoal possível nas postagens: essa é a grande diferença da mídia impressa. O publico online gosta de se relacionar diretamente, impessoalidade é ZERO atraente.

– Nunca focar em $$$ e parcerias, pois isso é RESULTADO e não o objetivo: a meta das meninas de maior visibilidade sempre é dividir seu ponto de vista com quem se afinar com elas. Conhecer pessoas que gostem do que elas têm para mostrar ao mundo.

– Valorizar sua originalidade e ousadia de atuação acima de tudo: Inspirar-se, ok. Mas, copiar é quase o fundo do poço que não tem fundo. Não há muito interesse na massificação entre as meninas de maior destaque em resultados.

 

Amanhã continuo contando minha saga na próxima fase do Game Meu Plano Ideal.

Beijos para quem passar por aqui.

 

Deixe uma Resposta

