Uma Coach de Carreira a Tal da Importantíssima Keyword Tool ADWORDS ou Palavra-Chave.

foto 7 blog usar

 

Mais novidades sobre a mentalidade do empreendedorismo digital

Lendo o livro (grátis! Êêêêê!) do blog http://www.empreendedor-digital.com/o-que-sao-as-palavras-chaves-keywords, vejo que alguns pontos me parecem bem legais de já incluir no meu pensamento logo agora, enquanto tudo ainda está totalmente embrionário. Dois se destacaram bastante nesse meu primeiro momento:

  1. NÃO ESTOU CRIANDO UM BLOG OU UM SITE, ESTOU CRIANDO UM NEGÓCIO!… Bom… É… Pode ser um bom mantra…
  2. O que escrevo gera interesse pelos meus produtos/serviços? Hummm… Isso pode ser um bom guia interno…

Continuo firme na minha meta de criar tudo no esquema despretensioso do “passo a passo”, não estou seduzida pelas promessas de dinheiro rápido e fácil (mesmo porque NUNCA usei a moleza e a malandragem como motivações básicas de carreira. Mesmo adorando tirar longas férias e, de tempos em tempos, mudando totalmente de carreira… Sempre dentro da cena da Economia Criativa, mas para algo que me parecesse mais divertido ou estimulante). Mas, acho que pode ser bem proveitoso misturar meu processo “artístico” na criação de uma nova área de atuação como Coach Digital em um mix com o olhar que alguns bons empreendedores digitais têm. As vantagens de ser livre pra experimentar não tem preço…

 

Resultados imaginados:

Saber tirar onda no tema das palavras-chave

Conhecer todos os recursos tecnológicos para localizar as palavras mágicas

Descobrir quem são os profissionais da minha área que sabem fazer bom uso das tais palavras mágicas

Apaixonar-me pela proposta das palavras mágicas… Pra não achar tudo uma palhaçada apelativa.

 

Se ninguém usa é porque ninguém se interessa, né, Virginia?! Como que eu me esqueci disso?

Mistérios da internet! Consegui fazer a tal pesquisa sobre Keyword Tool ADWORDS! Estou tão chocada de ter conseguido hoje mesmo, que nem sei o que pesquisar… Minha mente ainda está assimilando o meu objetivo e o resultado alcançado. Impressionante… O criador do blog http://querocriarumblog.com.br/planejador-de-palavras-chave/  deu os passo a passo mais generoso do mundo… Vê-se que deve ter muita pena dos iniciantes, ao invés de nos olhar como caças prontas para o abate. Até escrevi um post de gratidão no blog dele. Muito chic ele…

Animada como alguém que descobre agua no deserto,  fui pesquisa as palavras mágicas associadas a Coaching de Carreira no https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner/Home?__u=3624564720&__c=8319740760#

Olha as palavras/frases de destaque:

  1. Mentoring
  2. Coaching
  3. Coaching de carreira
  4. O que é ser coach?
  5. Como se tornar um coach de sucesso?
  6. O profissional de gestão de pessoas

E essas foram as palavras mágicas de mega sucesso: construir um site (nem sei como cheguei nessas palavras no serviço de pesquisa… Eu nem sequer estou construindo um site).

E agora vem a descoberta que me deu o troféu “O fundo do poço que não tem fundo”… A frase “modelo de um plano de carreira” não consta nem como lembrança da remota possibilidade de ser do mundo das palavras mágicas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Quer dizer, tudo que eu tenho no blog e em seu título causa riso de desprezo nos robôs de busca do Google.

Nas pesquisas que fiz a única referencia de destaque para a palavra “plano” é plano de saúde. E eu achando impressionante que o nome do meu blog querido “Meu Plano Ideal” não tivesse concorrência… Um nome tão incrível e um conceito tão moderno e util. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

Como que eu não desconfiei, né? Não adianta… A vida, até a online, sempre vai dar um jeito de nos mostrar que gente cochila exatamente quando acredita que está mais animadoramente acordado… É… A animação sem base ou contexto nos bota pra cochilar…  Para mostrar que o nome de um blog criado por uma analfablog está longe de ser um motivo pra se achar que arrasou e já definiu os rumos do jogo.

 

Mais palavras-chave, mais palavras mágicas.

Agora mais sagaz em minha animação com o título e conteúdo do meu blog, pois vi que nem motivo pra tirar onda eu tenho, eu continuei pesquisando o mundo das técnicas para descobrir palavras mágicas com os impiedosos “robôs do Google”, no cenário digital que me interessa.

Destaques nas minhas buscas do Google:

  • Planejamento estratégico e Planejamento de Carreira: foram as palavras mais mágicas para os terríveis robôs
  • Coaching: o foco das buscas é na preparação para concursos
  • Coach: o foco das buscas é mais dos que querem ser do que querem contratar (ui!)
  • Economia Criativa (Aproximadamente 2.530.000 resultados): geralmente buscado como estratégia de desenvolvimento, não como um novo tipo de economia (que gera ativos intangíveis e faz um produto/serviço alcançar valores imensos)
  • “Prestador de Serviço” se destaca a busca pelo “Profissional Autônomo”: foco em modelos de contrato e questões legais, não na questão do que é a autonomia nem no que é o tal “Profissional Autônomo” tão valorado, procurado e divulgado em revistas de negócios.
  • Freelancer: foco na busca de sites de emprego (ai, ai, ai…)
  • Carreira: fashion e militar (ui!)
  • Indústria cultural (Aproximadamente 1.020.000 resultados).
  • Indústria do entretenimento (Aproximadamente 848.000 resultados)
  • Carreira & criatividade: a busca das duas palavras juntas sempre apresentam resultados associados ao empreendedorismo
  • Reconhecimento na Carreira: resultado da busca aponta para “jovem busca mais”

Vou lhe dizer um negócio… Caramba! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Não era nada do que eu imaginava.

Na minha experiência direta como Coach de Carreira de profissionais criativos e/ou autônomos, a coisa não funciona como no mundo dos robôs do Google. No mundo dos impiedosos robôs só existe empresa e só quem procura coaching são profissionais associados a empresas e/ou com vínculos empregatícios. Os objetivos desses profissionais , geralmente, são de conseguir se comunicar com a equipe assumir cargos de liderança ou mudar de carreira.

No mundo da minha experiência de cinco anos como Coach… Os que sei que os profissionais querem:

  • Reconhecimento individual, pois geralmente são “pessoa física”, mesmo em uma empresa.
  • Trabalhar com o maior número de clientes, para aumentar campo de atuação.
  • Valorizam e querem tirar cada vez mais proveito da (na maioria das vezes) grande rede de contato.
  • Gostam de ter trabalhos e resultados absolutamente criativos e autorais.
  • Descobrir constantemente novas formas de alcançar seus resultados é uma motivação.
  • O conceito de excelência é rapidamente entendido e serve como combustível.
  • Querem criar o próprio plano de carreira, pois não acham que alguém deve lhes dizer o que fazer.
  • Não são orientados pela teoria, querem logo botar em prática o que acreditam ser o melhor para eles. Atuam bem em trabalhos temporários. Muitos são e gostam de ser competitivos
  • Enxergam-se como uma empresa ambulante, eles mesmos são seus próprios cartões de visita.
  • A grande maioria tem por objetivo ser um profissional diferente de todos e de grande reconhecimento individual e profissional. Gostam de ser empreendedores.
  • Não gostam de receber ordem, não gostam de ter que caber em estruturas hierárquicas muito definidas, não gostam de vínculos muito enraizados nem de viver pra atender exigências externas.
  • Eles muito se valorizam, gostam de ser os melhores no que fazem, querem que seus nomes fiquem marcados, são inventivos e imaginativos.
  • Alguns gostam de trabalhar em grupo, mas muitos gostam do trabalho mais pessoal e solitário. A palavra “Chefe” não é muito desejada, mas “Liderança Natural” é o topo da pirâmide no desejo de atuação.

E agora, impiedosos robôs do Google… Como farei para caber no cenário de vocês? Hein?! Nossa…

 

beijos para quem passar por aqui. Até para os robôs do Google

Deixe uma Resposta

